sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Arte na Maçonaria

Arte Maçônica


Ilustração Sem Título
Extraida do livro Der Verklärte Freymaurer:
"Eine Schrift, werden ihre worinn hieroglyphische Zeichen, Worte, Werke, wie sie sollen verstanden ist und thunlich soweit es, ausgedeutet"
("O maçom Glorioso: Um estudo na qual os seus sinais hieroglíficos, palavras e ritos são interpretados")
1791

Esta encantadora imagem mostra maçons do século XVIII, a discutir um Painel de Aprendiz  e seu simbolismo. Seu trabalho é guiada e iluminado pelo Olho Que Tudo Vê do Supremo Arquiteto.

A definição original de William Preston do Painel é profunda: "O Painel é um emblema do livro da natureza com todos os projetos da Sabedoria Infinita, desenhada e delineada pelo Supremo Arquiteto do Universo que, embora o profano possa ler também, o maçom é que o contempla e atreve-se a imita-lo e seguir os planos que garantam "A Recompensa" e conduzem à felicidade eterna. "

Os Painéis nunca foram realmente estudados utilizando-se de um espelho. Seu uso na imagem é em si meramente simbólico, que lembra o mito da caverna de Platão, em "A Republica" . A frase em latim é retirada do Evangelho de João: "A luz resplandece nas trevas / e as trevas não a compreendem."

Observe que alguns dos maçons estão olhando para o espelho, o que indica que eles percebem que os símbolos refletem verdades mais elevadas, enquanto outros estão olhando para a luz verdadeira, levando a presumir terem compreendido o significado essencial destas. Infelizmente, alguns dos irmãos não estão à procura dos símbolos ou da verdade, nem mesmo olham em direção à Luz, mas olham um para o outro, sem compreender o grande mistério no meio deles.

Na Maçonaria Inglesa, é ensinado que o Pianel é considerado uma das jóias imóveis da Loja. W ∴ Bro.·. W. Kirk NacNulty explica que:

A jóia imóvel ao qual se refere o Mestre Maçom é o Painel do Grau e, ao contrário das outras jóias, esta não se relaciona com uma única pedra*. Ao contrário, como é na prancheta que os projetos estão definidos esta trata das relações entre as pedras e também destas com toda a estrutura de maior dimensão a que pertencem. Ou seja, as preocupações do Mestre Maçom são transpessoais e holísticas. (Freemasonry: A Journey through Ritual and Symbol, 1991, p. 31)


--------
Tradução livre do texto em inglês feita pelo Irm.·. Martinho Rodrigues de Vasconcelos Neto
--------
*Nt - Em inglês tem-se o costume de tratar os obreiro das lojas pelo nome de Pedras. Uma aluzão a pedra bruta e polida.
Original em inglês: http://www.academialodge.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...