Pontos Turísticos do Piauí

Teresina - A Rainha do Nordeste, é a única capital nordestina fora do litoral, porém com muitas belezas a sererm descobertas para quem chega ao promissor Estado do Piauí. Fundada no ano de 1852, foi a primeira capital planejada no Brasil, conhecida como Mesopotâmia do Nordeste por se encontrar entre dois grandes rios. Teresina é uma capital que reune aspectos tanto da Região Nordeste como da Amazônia. A cidade é muito bem projetada e arborizada, conhecida como 'Cidade Verde', e não é a toa, pois Teresina possui vários parques ambientais. O turista encontra no centro de Teresina antigos casarões históricos bem conservados em ruas bem traçadas, e nos bairros mais nobres encontram imensos aranha-céus coloridos e modernos que dão a Teresina um ar de metrópole. Em Teresina pode-se encontrar muitos pontos turisticos como o Encontros dos Rios, o Parque Zoobotânico, Pólo Cerâmico do Poty Velho, Central de Artesanato, Ponte Estaiada, Floresta Fóssil, Balneário Curva São Paulo e uma vasta culinária típica que vai da Maria Isabel, passando pelo capote até o caranguejo e a famosa Cajuína. Teresina é também o principal portão de entrada para quem deseja conheçer as belezas naturais do Piauí.

Foto aérea do encontro dos rios Poty e Parnaíba

Parque Ambiental Encontro dos Rios, em destaque a 
representação da lenda do "Cabeça de Cuia"

Praça Pedro II e ao fundo 
Centro de Artesanato Mestre Dezinho

Ainda na Praça Pedro II Teatro 4 de Setembro
e antigo Cine Rex

O mesmo local em foto de meados da década de 1930



Litoral - No norte do estado o turismo apresenta-se mais forte por conta do litoral com as suas belas praias e o famoso Delta do Rio Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas. As praias do Piauí atraem turistas do mundo inteiro e principalmente esportistas que aproveitam os fortes ventos da região para a prática de surf e esportes similares. É no litoral do Piauí onde há um importante projeto de proteção ao peixe-boi marinho. Os principais municípios do litoral do estado são Parnaíba e Luís Correia.

Praia de Atalaia em Luiz Correia

Delta do Rio Parnaíba


Ecoturismo - Na região centro-norte encontra-se o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, onde nos primeiros semestres de cada ano a abundância das quedas d'água proporcionam uma paisagem de imensa beleza conhecida como as "cataratas do iguaçu piauiense". Também na região centro-norte do estado encontra-se Cânion do Rio Poti.
Destaca-se ainda, a realização do Festival de Inverno de Pedro II desde 2005. Por ter o clima de montanha, a Suíça Piauiense como é conhecida a cidade de Pedro II são realizadas shows com artistas do blues e do Jazz conhecidos nacionalmente e até internacional. Com jazidas de Opalas (pedra preciosa) o mirante do Gritados (localizada na Serra dos Matões com altitude de 700m), casarões coloniais, trilhas com cachoeiras e artesanatos são atrativos que fazem do Festival de Inverno de Pedro II, um dos maiores eventos do Estado do Piauí.

Parques Nacionais - No sul do estado o forte são os parques nacionais, onde há os mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, onde numa belíssima paisagem de fauna e flora selvagens há inúmeros vestígios do homem da pré-história e onde fica o Museu do Homem Americano. O parque atrai turistas do mundo inteiro que ficam fascinados com a beleza, magia e mistérios da região. Também há o Parque Nacional de Sete Cidades e o Parque Nacional da Serra das Confusões, este último ainda não liberado a visitações.

                                                               Praça Central em Oeiras

Palácio do Governo do Piauí
Palácio do Metrô de Teresina


Artesanato  Mestre Desinho

Ponte Isidoro França





Piauí Berço da Humanidade















Museu do Homem Americano










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...